quinta-feira, 17 de setembro de 2009

As 5 criaturas mais bizarras do cinema

Bizarro não é somente o feio, o grotesco e o estranho, é também aquilo que de alguma forma lhe causa um incômodo, um desconforto que surge apenas de olhar praquela figura estampada na tela. E o cinema é repleto dessas criaturas, e muitas delas são tão bizarras, incomuns e exóticas que acabam conquistando o público e provocam o efeito contrário do que foi dito acima, mas isso vai de lucro e não modifica o fato de elas serem bizarras e continuarem assim pela eternidade. Eis aquelas que eu considero dignas de uma ressalva maior, cada uma delas com seu motivo espeicífco que faz jûs a esse reconhecimento.

5: Não se sabe ao certo se ele é bom ou ruim, aliás, há momentos em que nem ele próprio tem certeza alguma de quem ele é, mas o fato é que Sméagol/Gollum é a criatura mais estranha de toda trilogia "O Senhor dos Anéis". E a mais inconstante também, você vê o filme e simpatiza com ele e o detesta o tempo inteiro, o que não dá é ficar indiferente tamanha é a bizarrice desse "sei lá o que diabos ele é" e a sua obsessão pelo tão desejado anel:

#4: A bizarrice do faltoso monstro de "Cloverfield" se deve justamente à questão da ausência desse personagem durante toda a narrativa. É um monstro que não se vê, que não se conhece a não ser pelos estragos que ficam pelo seu caminho. E o mais interessante é que esse medo/terror do que não se sabe tem um efeito mais forte e direto do que qualquer tecnologia ou computação gráfica pudesse ter feito. É o clima e o ambiente que dão o tom de suspense, são as imagens que amedrotam, o monstro nesse caso poderia ter até distorcido todo o conceito por trás da idéia e não teria forma ou figura concreta que substituísse isso. Então deixa ele subtendido, deixa a sugestão porque não teria bizarrice que alcançasse esse feito:

#3: As cenas do Sloth de "Os Goonnies" me davam um certo pânico e longas horas insones durante a noite quando eu era criança e via esse filme repetidas vezes na tevê. O enjeitado filho da família de vilões não era lá tão vilão assim, mas que ele tinha uma aparência pra lá de bizarra, grotesca e estupidamente indigesta, isso não se pode negar:

#2: O homem-torso de "Freaks", sem braços e sem pernas. Precisa comentar mais alguma coisa? É só rever a cena em que ele se locomove pelo cenário se arrastando feito cobra no chão. Bizarrice top de linha:

#1: Fico imaginando como que uma pessoa consegue conceber uma criatura dessas e o que se passa pela cabeça dela durante o processo de criação. Esse não é somente bizarro como também é cuidadosamente bem feito, em todos os detalhes, em todos os sentidos, desde a sua concepção. O tal "monstro com os olhos nas mãos" de "O Labirinto do Fauno" pensa e enxerga pelas mãos, tem uma dieta que inclui fadas e crianças e mesmo assim ainda resulta em um efeito bizarro e esquisito sim, mas também brilhantemente trabalhado e bonito aos olhos de quem vê:

2 comentários:

  1. interessante...
    porém, eu colocaria o gollum em quarto e em quinto colocaria o zórdon dos power ranger's...

    ele sim, pra mim é esquisito...

    ResponderExcluir